Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador

Fórum Econômico Brasil & Países Árabes alcançou 61 países

Fórum Econômico Brasil & Países Árabes alcançou 61 países

O fórum virtual organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e encerrado nesta quinta-feira (22) teve espectadores nos cinco continentes, somando audiência de 10 mil pessoas nos quatro dias.

O Fórum Econômico Brasil & Países Árabes alcançou espectadores nos cinco continentes. Rubens Hannun (foto acima), presidente da Câmara de Comércio Brasil Árabe, organizadora do evento, concluiu o evento lembrado a audiência alcançada. “Nós conseguimos atingir os cinco continentes e estamos sendo assistidos por [pessoas de] 61 países diferentes”, afirmou na cerimônia de encerramento do evento virtual que ocorreu de 19 a 22 de outubro.

O evento teve 10 mil pessoas assistindo e contou com 20 horas de transmissão em três línguas. Além da plenária com debates, houve uma exposição em plataforma 3D, que contou com empresas árabes e brasileiras como expositoras, com 2.300 visitantes e na qual foram agendadas centenas de reuniões.

Na plenária, o tema do último dia foi ‘Governança ambiental, social e corporativa relevância no contexto atual’, e a cerimônia de encerramento contou com a presença de autoridades brasileiras e árabes. Entre elas, o vice-diretor de marketing e comunicação do Ministério de Investimentos da Arábia Saudita, Khaled Tash, que lembrou a importância do manter a troca comercial e de investimentos. “O reino tem população crescente e o governo tem incentivado gastos na área de saúde, que tem sido o maior na região do Mena [Oriente Médio e Norte da África]. Outra área chave de colaboração entre nossas nações é na indústria halal: com setores como alimentos, saúde e cosméticos”, declarou.

Também presente, o governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, falou sobre as oportunidades de investimento local. “Temos muitos programas de investimentos em infraestrutura e área portuária, além de portos federais que estão no estado e estão na área de concessão”, destacou ele sobre o estado, onde a Câmara Árabe tem uma filial na cidade portuária de Itajaí.

O setor industrial e agrícola também foi destacado na fala de Ajlan Al Ajlan, presidente do Conselho das Câmaras Sauditas. “Precisamos mutuamente de cooperação, mais do que nunca. Agradeço todos que nos acompanham nesse fórum, foi uma oportunidade única para estreitar a cooperação econômica entre Arábia Saudita e Brasil”, afirmou.

1 / 7

Reprodução/ Youtube

Hossam Zaki destacou a segurança alimentar como tema essencial

Para Ibrahim Alzeben, embaixador da Palestina e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, os negócios fechados e os anúncios dos novos escritórios da Câmara Árabe traduziram o desejo mútuo dos países em elevar as relações comerciais. “Não há dúvida de que os escritórios do Cairo e Riad contribuirão para cooperação, além das parcerias estratégias em portos centrais”.

O secretário-geral da União das Câmaras Árabes, Khaled Hanafy, reforçou a importância do evento para o encaminhamento de vários acordos. “Observamos que o desejado é passar de apenas exportações e importações para uma relação estratégica, mudar o modo de cooperação entre Brasil e Árabes”, declarou Hanafy.

As discussões que o evento proporcionou também foram destacadas pelo secretário-geral adjunto e chefe do gabinete do secretário-geral da Liga Árabe, Hossam Zaki. “A Liga Árabe acompanhou com muito interesse esses quatro dias. Os temas abordados foram de suma importância, com destaque para a segurança alimentar, principalmente nessa situação que o mundo enfrenta, e que nos impõem pensar criativamente”, afirmou ele.

Também participaram do encerramento o senador e Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes, Jean Paul Prates, que parabenizou pelos acordos fechados durante o evento, o ministro de Economia do Estado da Palestina, Khaled al-Osaily, e o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão.

Fonte: ANBA

Obter a certificação Halal
Islamic Inspection Service - SIILHalal
+55 (49) 3323.1224
Rua Duque de Caxias N° 196D - Edifício Il Centenário – Sala 1504
Chapecó – Santa Catarina - CEP:89.802-420
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados.