Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador

Há espaço para ampliar o intercâmbio com árabes, diz Mourão

Há espaço para ampliar o intercâmbio com árabes, diz Mourão

O vice-presidente do Brasil participou do encerramento do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes nesta quinta-feira (22).

O Brasil está comprometido com o crescimento e o fortalecimento da cooperação comercial com os países árabes”, disse Hamilton Mourão, vice-presidente da República, durante o encerramento do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes.

Ele afirmou que as exportações aos países da Liga Árabe no ano passado totalizaram US$ 12,2 bilhões, lembrou que o bloco de países árabes é o terceiro maior fluxo comercial do Brasil, atrás apenas da China e dos Estados Unidos e que os países da região são grandes importadores, principalmente do agronegócio brasileiro.

“Há espaço para ampliar o intercâmbio econômico”, disse Mourão. Ele afirmou que o governo tem procurado construir relações de confiança e “criar um ambiente político propício para a expansão e a diversificação das relações com os países da região”.

O vice-presidente comentou ainda sobre o que ele chamou de “expressivos investimentos” dos países árabes no Brasil. “Parcerias em setores como agronegócio, infraestrutura, transportes, energia, defesa, ciência, tecnologia, inovação, turismo e médico-hospitalar apresentam significativo potencial de crescimento”, declarou.

Mourão afirmou ainda que os projetos do Programa de Parceria de Investimentos (PPI) representam “uma excelente oportunidade para cooperação em novas áreas de interesse”, e afirmou que países do Golfo como Emirados Árabes, Omã e Catar contam com “avançada infraestrutura e regimes legais específicos para zonas econômicas especiais, como zonas de processamento de exportações, que podem facilitar o acesso de produtos brasileiros a outros mercados”.

“Certamente existe grande complementariedade entre o Brasil e os países árabes, mas são as sólidas bases históricas, culturais e de amizade que pavimentam a via para um futuro de prosperidade nas relações entre o Brasil e os países árabes”, concluiu o vice-presidente.

O fórum começou na segunda-feira (19) e foi encerrado nesta quinta-feira (22), com quatro dias de plenária e de exposição, na qual empresas brasileiras e árabes apresentaram seus produtos e serviços.

Fonte: ANBA

Obter a certificação Halal
Islamic Inspection Service - SIILHalal
+55 (49) 3323.1224
Rua Duque de Caxias N° 196D - Edifício Il Centenário – Sala 1504
Chapecó – Santa Catarina - CEP:89.802-420
© Copyright 2021. Todos os direitos reservados.