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Halal Brasil : Alimentos para islâmicos ganham mercado na Ásia e Oriente Médio

Produtores e exportadores comemoram os resultados de uma aliança que se iniciou há décadas, o resultado são embarques cada maiores de alimentos produzidos no Brasil para países da Ásia e Oriente Médio, e de carona nesse mercado estão os alimentos halal, permitos pela religião islâmica. Qualidade e as boas relações, reforçadas com a presença maciça de imigrantes de países árabes e asiáticos no Brasil desde o início do século, estão ajudando a abrir mercados. Prova disso é a crescente exportação brasileira de alimentos produzidos sob encomenda, de acordo com o gosto, hábitos e crenças religiosas. Tino comercial dos exportadores que descobriram que os consumidores islâmicos representam um terço da população mundial e já movimentam Us$400 bilhões ao ano em todo o mundo em alimentos.

Para o especialista em mercado halal Chaiboun Darwiche, Diretor do SIIL – Serviço de Inspeção Islâmica, as exportações para Ásia e Oriente Médio são uma oportunidade para agregar valor aos produtos, quaisquer que sejam “ Hoje temos em todo o mundo consumidores exigentes, com poder de compra crescente em países da Ásia , África e países Árabes, que além da qualidade exige certificação que comprove que o processo de produção segue as leis islâmicas. Esse crescimento do consumo de produtos halal já está fazendo com que empresários brasileiros adaptem o processo e ingredientes para exportar para este mercado” destaca.
Segundo Chaiboun as exigências de qualidade podem ser acompanhadas e certificadas por empresas especializadas nestes mercados. Entre os alimentos halal na lista de exportação estão não apenas as carnes industrializadas, mas massas, biscoitos, doces, sucos, café e uma infinidade de produtos que ganham as mesas e preferência das comunidades islâmicas. Darwiche explica que os alimentos halal, (permitidos, lícitos), produzidos dentro das regras e normas estabelecidas pelo islamismo ganham mercado mundo afora, não apenas no Oriente Médio “Os produtos halal são comercializados hoje em 112 países, e pesquisas de consumo apontaram que muitos outros consumidores não-muçulmanos também escolhem produtos certificados com esta qualidade por acreditar que o processo garante segurança alimentar” explica.
Mercado crescente
O que o mercado de alimentos já havia percebido agora está traduzido em números. É que países da Ásia e do Oriente Médio vêm ocupando posições de destaque no ranking de vendas do agronegócio brasileiro neste ano. O resultado da balança comercial do agronegócio de setembro apontou crescimento das exportações para essas regiões em 13,4% e 8,9%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2008. As vendas para os asiáticos, líderes das exportações brasileiras, totalizaram US$ 1,78 bilhão e, para o Oriente Médio, US$ 633,4 milhões. Os principais destinos das exportações brasileiras foram Índia (354%), Emirados Árabes Unidos (131,5%), Indonésia (121,6%), Coreia do Sul (17,7%) e Hong Kong (12,1%).
Entre os setores de produção que apresentaram taxas positivas de crescimento foram o complexo sucroalcooleiro (28,6%), chá, mate e especiarias (11%), produtos apícolas (4,3%), cereais, farinhas e preparações (4%) e fumo e seus produtos (2%). O especialistas Chaiboun Darwiche alerta que todos estes produtos podem ter valor agregado se carregarem um selo de halal nos rótulos, indicando que foram produzidos e certificados de acordo com a legislação islâmica.
Força de consumo religioso
De acordo com as associações islâmicas existem 9 milhões de muçulmanos aproximadamente vivendo na América do Norte, 20 milhões na Europa, 300 milhões na África, 200 milhões no Oriente Médio, 800 milhões na Ásia e 3 milhões na América Latina, ou seja um mercado promissor. Para atender esses mercados é que empresas brasileiras estão investindo em consultorias e inspeções feitas empresas certificadoras, que asseguram a segurança do processo e qualidade dos ingredientes.
Hoje cerca de dois bilhões de pessoas consomem produtos halal, ou seja, um terço da população mundial, e só o setor de alimentos industrializados movimenta Us$400 bilhões ao ano em todo mundo. O Brasil exporta uma gama de produtos que vão desde carne, salsichas, hambúrgueres, açúcar, café, frutas, sucos, doces, balas, biscoitos e massas,tudo produzido de acordo com as normas de qualidade islâmicas. “Tanto as matérias-primas, como as condições de fabricação dos produtos halal são inspecionados e aprovados regularmente por uma equipe formada por profissionais treinados e pessoas credenciadas para assegurar a segurança alimentar” finaliza Chaiboun.

(SIIL – Serviço de Inspeção Islâmica) Assessoria de Comunicação
Marketing@islamichalal.com.br

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